quinta-feira, 13 de abril de 2017


O DIABO QUE TE CARREGUE
Capítulo 1
A Invenção da Personificação do MAL

O que é Demônio; Satanás; Diabo e Lúcifer? Esses nomes representam a mesma entidade? Falam do mesmo conceito? Vejamos: No imaginário popular, no chamado "senso comum" pode-se dizer que sim, mas há diferenças etimológicas e conceituais que são importante conhecermos para o clareamento da discussão que estamos empreendendo. A origem da "maldade pela maldade", a maldade consciente é uma questão da história do pensamento filosófico e teológico. O filósofo Agostinho (354 - 430) pensava sobre a origem do mal. Será que o mal é criado? Será que o mal vem de fora de nós? Será que a divindade ao criar um ser, fez com que o mal viesse junto? Esse ser de bondade, que nós chamamos de Deus, seria capaz de criar um ser que é possível de cometer maldades? O britânico Joseph Conrad (1857 - 1924), autor da obra "Coração das Trevas", que inspirou o filme "Apocalipse Now", diz: "A crença numa fonte sobrenatural do mal não é necessária; o homem, por si só, é capaz de qualquer perversidade". Quase que diria "não precisa de demônios".

Antes de começarmos a tratar das personagens ou figuras do mal, nunca é demais lembrar que as três religiões Abraãmicas -- judaísmo, cristianismo e islamismo -- são patriarcais, ou seja, aqui só os homens têm vez, deixando as​ mulheres numa posição de obsessiva inferioridade e humilhação (uma fanática religiosa não enxerga assim, óbvio).

A "Santíssima Trindade", como já estamos carecas de saber, é formada por "O" Deus (Pai); "O" Filho (messias) e "O" Espírito Santo (!), nada feminino. Além d"O"s 12 apóstolos, "O"s profetas etc..

O homem é a imagem e semelhança de Deus, enquanto a mulher é gerada a partir de um osso do homem.

No mito grego da "Caixa de Pandora" (a primeira mulher criada pelo deus masculino Zeus) é quem causa a origem de todos os males; ela é a culpada. No mito judaico-cristão é a mesma coisa; a culpa por todos os males e sofrimentos pelos quais passamos desde o começo dos tempos até hoje recai sobre as costas da primeira mulher criada pelo deus hebreu (Javé); Eva. E por causa dela todos morreremos e, a maioria, iremos para o inferno (!).

Essa maluquice não é só defendida no Antigo Testamento,
como em Eclesiástico cap. 25, versículos:

13-- Qualquer ferida, menos a do coração; qualquer malícia, menos a da mulher.
15-- Não há pior veneno que o veneno de serpente, não há pior cólera que a cólera de mulher.
19-- Pouca maldade é comparada com a da mulher.
21-- Não te apaixones por mulher.
24-- Foi pela mulher que começou o pecado, e por SUA CULPA todos morreremos (!).

E o que diz sobre isso o Novo Testamento? Vejamos em Timóteo 2:13 "Porque​ primeiro foi formado Adão (o homem), depois Eva (a mulher). E não foi Adão quem foi deduzido, mas A MULHER que, seduzida, caiu em transgressão". A fé cega de tal forma que, nem mesmo as próprias mulheres conseguem enxergar machismo na Bíblia. Sempre se tem aquele pseudo-argumento "É que naquela época... ".

RICHARD HOFFMAN

9 comentários:

  1. SOU RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DESSE BLOGGER
    COMENTÁRIOS MALEVOLENTES SERÃO EXCLUÍDOS
    ABRAÇOS A TODOS

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. esse menino tem talento
      que bom te ver por aqui
      OBRIGADO PELA VISITA
      CRÉDITOS À RICHARD HOFFMAN
      ABRAÇOS AKUMA ATEU

      Excluir
    2. Faz um Blogger Também akuma ateu

      Excluir
  3. Parabéns Bebedouro,os crentes deveriam beber(trocadilho) dessa fonte mas preferem se envenenar com a bíblia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA AMIGO CONCORDO COM VOCÊ
      obrigado pela visita

      OS TEXTOS DE RICHARD HOFFMAN
      são perfeitos para religiosos
      ABRAÇOS AMIGO

      Excluir
  4. Excelente texto do grande Richard Hoffman

    ResponderExcluir